CONSIDERAÇÕES SOBRE EQUIPAMENTOS

CONSIDERAÇÕES SOBRE EQUIPAMENTOS

Quer esteja a comprar o seu primeiro equipamento ou a substituir o existente, é sempre melhor aconselhar-se com profissionais que lhe transmitirão toda a informação relevante e sugestões relacionadas com este tema. Quando adquirir o seu novo produto, é importante saber não só as dimensões do espaço de instalação e a melhor posição para ele ser instalado, mas também a área total que irá aquecer.

Se acabar por não escolher o equipamento mais adequado, irá gastar tempo e dinheiro. Para evitar isso, consulte atempadamente um profissional.

Existem muitos aspetos aos quais se deve prestar atenção quando estiver a escolher o equipamento para a sua habitação, mais aqueles mais importantes são:


>> DIMENSÕES DA DIVISÃO

É muito importante saber as dimensões e a área do espaço onde pretende instalar o equipamento de aquecimento, de forma a determinar qual a potência calorífica necessária e mais adequada que irá fazer com que o equipamento trabalhe com a melhor eficiência possível. Para além disso, a câmara de combustão não deve ser nem demasiado grande nem pequena em comparação com o espaço a aquecer. Aconselhamos que entre em contacto com o seu revendedor ou pessoal qualificado para o ajudarem a determinar a área exata para o funcionamento otimizado do produto. 


>> VENTILAÇÃO

Qualquer equipamento de queima em funcionamento necessita de ar para o processo de combustão. Este ar, em pequenas quantidades, é absorvido da divisão onde o produto está instalado. Por isso, o mais aconselhável é que ele absorva o ar do exterior, de forma a assegurar que tem sempre uma quantidade suficiente de ar fresco.

Se o equipamento estiver perto de uma parede, e essa parede tiver no lado oposto o exterior, recomendamos que efetue uma abertura para que a tubagem ligada ao equipamento possa ir buscar o ar ao exterior, tornando-o assim independente do ar da divisão (essa abertura redonda deve estar localizada entre 20 a 30 cm acima do solo). Isto permite, não só, que o ar usado para a combustão não seja o mesmo que o utilizador está a respirar, mas também poupar energia.


>> ISOLAMENTO E JANELAS NA HABITAÇÃO

Se viver numa casa mais antiga com um isolamento não muito eficiente, ou numa habitação mais moderna mas com grandes vidros, ambos irão necessitar de muito mais aquecimento. Contacte o revendedor ou pessoal qualificado para saber qual a melhor opção para tais situações. Nunca se esqueça que não escolher o equipamento mais apropriado resulta num mau ou insuficiente aquecimento, incorreta carga de combustível e desperdício energético.


>> CHAMINÉ

Quando se considera a tubagem e a chaminé, deve saber quais as dimensões mais corretas destes 2 elementos de forma a rentabilizar e otimizar a energia despendida pelo equipamento. A ligação da tubagem ao equipamento deve ser a mais adequada para não existirem fugas nem desperdícios.

• • Para equipamentos de queima a lenha, recomenda-se uma tubagem com 2 mm de espessura. • •

• • Para equipamentos de queima a pellets, recomenda-se uma tubagem com 1,2 mm de espessura. • •

IMPORTANTE:

  • O tubo em aço que liga o equipamento ao sistema de tubagem não pode ter um diâmetro inferior ao da saída de fumos do produto.
  • Para o interior das habitações, recomenda-se a utilização de tubagem em AÇO DE CARBONO (com exterior negro).
  • Para o exterior das habitações, recomenda-se a utilização de tubagem em AÇO INOX DUPLO ISOLADO (para proteger das intempéries e providenciar isolamento). Para efetuar a ligação entre estes dois tipos de tubos (simples e duplo), é necessária uma União.
  • Todas as ligações do equipamento à tubagem devem estar bem firmes e corretamente seladas.
  • Todos os equipamentos devem ter a sua própria tubagem e esta não pode ser partilhada por diversos equipamentos de aquecimento.
  • A tiragem deve situar-se entre os 10 e os 12 Pa (depende do tipo de equipamento).

>> DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA

Um dos pontos mais importantes a ter em atenção quando estiver a analisar a posição de instalação do equipamento, é a distância de segurança. Estas distâncias existem para o proteger em relação a materiais inflamáveis que existam na divisão. Consulte sempre o Manual para saber quais as distâncias específicas para o seu equipamento. Estes materiais (como cortinas e sofás) ficam expostos à fonte de calor e podem facilmente inflamar se estiverem muito perto dela. Tenha sempre atenção a este ponto, uma vez que cerca de 1/4 dos incêndios numa habitação são atribuídos à inflamação deste tipo de materiais.

A – DISTÂNCIA LATERAL DO EQUIPAMENTO PARA SUPERFÍCIES INFLAMÁVEIS
B – DISTÂNCIA POSTERIOR DO EQUIPAMENTO PARA SUPERFÍCIES INFLAMÁVEIS
C – DISTÂNCIA FRONTAL DO EQUIPAMENTO PARA SUPERFÍCIES INFLAMÁVEIS

É também importante proteger todo o material que possa inflamar e que esteja exposto às altas temperaturas do equipamento. Isto inclui o solo onde o produto está instalado. Se necessário, adquira uma placa em material não inflamável que proteja o solo de brasas que possam ser libertadas. As dimensões recomendadas de tais placas estão presentes no Manual do equipamento.


>> INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO

É obrigatório que o equipamento seja instalado de acordo com as leis, regulamentos e normas em vigor no país da instalação. Recomenda-se que a instalação seja efetuada por profissionais qualificados e certificados neste tipo de trabalhos. Também o utilizador poderá instalar sozinho.

Tenha em atenção que danos a pessoas, animais, objetos e propriedade resultantes de uma instalação incorreta, assim como de utilização errada, irão isentar o fabricante de qualquer responsabilidade legal. Tome sempre todas as precauções de modo a que a probabilidade de acidente seja o menor possível.

 

Viseu, 30 Novembro 2022

NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades, promoções e ofertas em primeira mão!