LIMPEZA DE VIDROS DE FORMA FÁCIL E EFICAZ

LIMPEZA DE VIDROS DE FORMA FÁCIL E EFICAZ

COMO LIMPAR O VIDRO DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE

Não sabe como limpar o vidro do seu equipamento a pellets?

Junto com o nosso parceiro CADEL, apresentamos alguns passos fáceis para remover a sujidade e obter resultados impecáveis.

LIMPAR O VIDRO DE UM EQUIPAMENTO A PELLETS

As salamandras e os inseríveis a pellets têm uma porta de vidro que lhe permite desfrutar da beleza de uma chama natural.
A limpeza deste componente faz parte da Manutenção Frequente, ou seja, operações frequentes e pouco restritivas que asseguram um bom funcionamento e preservam as suas qualidades estéticas. Se esta operação for realizada com regularidade (e não houver mau funcionamento), na maioria dos casos apenas um pouco de cinza é depositado no vidro e é facilmente removido com uma escova seca . No entanto, com o tempo, as incrustações aparecem, o que tem de ser eliminado com uma intervenção um pouco mais forte, mas ainda assim muito simples.

O vidro das salamandras a pellets é normalmente vitrocerâmico, um material que suporta temperaturas até 700°C. No entanto, esta resistência não a protege de riscos ou opacidade, por isso, em caso de incrustações, é importante utilizar ferramentas e produtos não abrasivos e adequados, além  de ter atenção às partes pintadas e à junta de fibra cerâmica da porta da lareira, pois podem ser danificadas.

Por fim, certifique-se sempre de que o equipamento está desligado e que o vidro está frio antes de iniciar as operações de limpeza.

 

PORQUE ESCURECE O VIDRO DO EQUIPAMENTO?

A queima de pellets produz fumos e pós que, com o tempo, são depositados nas paredes interiores do equipamento e no vidro da porta. De notar que o vidro tende a escurecer mais facilmente nas potências mais baixas, ou seja, quando a combustão ocorre a temperaturas mais reduzidas, o que resulta em mais partículas não queimarem. Mesmo que se efetue uma manutenção regular, a formação gradual de incrustações será inevitável ao longo do tempo.

Sigas estas indicações para restaurar o vidro a um bom estado e a mantê-lo sempre brilhante e transparente.

 

COMO LIMPAR O VIDRO DE UM EQUIPAMENTO A PELLETS

Existem no mercado vários produtos específicos para a limpeza dos vidros das salamandras e lareiras a pellets, mas há que ter atenção à sua composição. De facto, produtos muito agressivos podem manchar o vidro a longo prazo, mas principalmente, se não forem usados ​​corretamente, podem danificar a pintura e as juntas na porta.

Mas também existem métodos naturais e ecológicos simples , que não só garantem excelentes resultados a baixo custo, mas também ajudam a proteger o meio ambiente.
Aqui estão as nossas dicas:

>> LIMPEZA DO VIDRO COM CINZAS

Sabia que a cinza é um excelente produto natural de limpeza? As cinzas produzidas pela queima de pellets contêm grandes quantidades de carbonato de sódio e potássio, tornando-se um solvente eficaz e gratuito.
Para limpar o vidro com as cinzas, basta:

• uma bacia com água morna

• papel absorvente, pano macio ou jornal

• um segundo pano limpo ou outro papel absorvente

Basta umedecer o papel ou pano e passar sobre as cinzas até formar uma camada fina mas compacta, depois esfregar tudo no vidro em movimentos circulares, enxaguar e por fim secar com o papel ou pano limpo.

>> LIMPEZA DO VIDRO COM BICARBONATO DE SÓDIO

Para uma limpeza mais intensa, pode usar-se bicarbonato, um aditivo alimentar composto pelo sal sódico do ácido carbónico. Muito comum nas habitações, é usado para desinfetar frutas e legumes, como remédio farmacêutico para várias doenças ou para limpar panelas e pratos. Devido à sua capacidade de neutralizar os ácidos, o bicarbonato de sódio é outro ótimo limpador natural para limpar o vidro do fogão a pellets.

Neste caso, precisa de:

• uma bacia com água

• uma escova

• papel absorvente ou um pano limpo.

Após umedecer o papel ou pano, despeje o bicarbonato na bacia, misturando com a água até obter uma pasta. Usando a escova, espalhe a pasta de bicarbonato uniformemente no vidro e deixe atuar cerca de 15 minutos. Por fim, remova cuidadosamente todos os resíduos com o papel ou pano húmido.

>> LIMPEZA DO VIDRO COM AMONÍACO

O amoníaco é um dos solventes domésticos mais usados. Diluído em partes iguais com água, revela-se um excelente produto de limpeza para os vidros, eficaz também nas incrustações sem ser muito agressivo.

 Aqui está o que necessita para este método de limpeza:

 • um borrifador que contenha partes iguais de água e amoníaco

• papel absorvente ou pano macio

• um segundo pano limpo.

Pulverize a solução de água e amoníaco no vidro, aguarde alguns minutos e esfregue suavemente com papel absorvente ou pano até que todos os depósitos sejam removidos. Finalmente, seque e remova outros resíduos com um segundo pano limpo.

>> LIMPEZA DO VIDRO COM PRODUTOS DE LIMPEZA QUÍMICOS

O mercado oferece muitos produtos químicos específicos para a limpeza dos vidros das salamandras a pellets. Como estes são produtos prontos para utilização, são frequentemente preferidos em comparação aos métodos acima apresentados. Deve-se ter em atenção, no entanto, que são produtos químicos e muitas vezes são mais agressivos e adequados para limpezas menos frequentes e, portanto, mais profundas, mas podem deteriorar as juntas. 

Só necessita do produto, geralmente embalado num borrifador, e um pano limpo e seco, de preferência de microfibras.  Basta borrifar o produto no vidro, deixar atuar durante alguns minutos, depois enxugar com um pano seco sem deixar vestígios.

 

COMO EVITAR DANIFICAR O VIDRO DURANTE A LIMPEZA

Como vimos, a limpeza do vidro da salamandra a pellets é uma operação extremamente simples e rápida, sobretudo se for realizada com frequência, evitando assim uma grande acumulação de depósitos de fuligem. Lembre-se, no entanto, de nunca usar escovas, esponjas ou esfregões abrasivos, retirar cuidadosamente todos os resíduos (inclusive do produto utilizado), e secar sempre muito bem. Este ponto é muito importante quando se utilizam produtos químicos que podem embaciar o vidro se continuar a trabalhar nele. Além do vidro, deve-se sempre prestar atenção às juntas da porta, pois uma junta danificada vai fazer com que entre mais ar para a câmara de combustão e, portanto, vai existir um maior consumo do equipamento.

 

PODE EVITAR QUE O VIDRO DO EQUIPAMENTO ESCUREÇA COM REGULARIDADE?

Sim, pode. Para manter o vidro limpo por mais tempo, basta seguir alguns passos simples:

• utilizar pellets de boa qualidade, que otimizam a combustão e geram menos resíduos

• efetuar a manutenção frequente regularmente

E se o vidro continuar a escurecer rapidamente?

Se, apesar de uma manutenção regular e limpeza, o vidro dos equipamentos a pellets continuar a escurecer com facilidade, deverá verificar e prestar especial atenção aos seguintes pontos:

• juntas

• correntes e entradas de ar

• qualidade dos pellets

• calibração da estufa de acordo com o Manual que acompanha o equipamento (e que deve ser guardado num local seco e de fácil acesso)

 

Se o problema persistir, é aconselhável mandar verificar o equipamento por um técnico especializado.

 

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a conhecer todas alternativas disponíveis para um processo que o ajudará a apreciar e desfrutar da melhor maneira da chama do seu equipamento.

 

Artigo original CADEL: https://www.cadelsrl.com/fr/journal/comment-nettoyer-la-vitre-dun-poele-a-granules/

Viseu, 06 de Março de 2023

NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades, promoções e ofertas em primeira mão!