SALAMANDRAS REDONDAS

SALAMANDRAS REDONDAS

PRÁTICAS DE INSTALAR, MESMO EM CANTOS

Até alguns anos, todas as salamandras a pellets tinham mais ou menos o mesmo formato: quadrado e angular.

A introdução no mercado de salamandras com formato redondo é relativamente recente, mas rapidamente ganharam popularidade, tanta que agora existem vários modelos diferentes disponíveis.

Neste artigo, apresentamos algumas salamandras a pellets redondas, divididos por caraterísticas que as diferenciam.


Durante muitos anos, as salamandras redondas eram exclusivamente a lenha, com uma câmara de combustão mais fácil de manusear em termos de design.

O formato angular típico da salamandra a pellets deve-se à sua mecânica interna, que deve acomodar um depósito de pellets particularmente grande, um motor de carregamento, uma grelha de ventilação e outros componentes essenciais para o seu funcionamento.

A procura por formas cada vez mais refinadas, principalmente no mercado dos pellets, levou ao desenvolvimento de novas formas de conter essas partes mecânicas, criando assim um objeto que não serve apenas para aquecimento, mas também consegue mobiliar a habitação. Os muitos modelos de salamandras redondas a pellets disponíveis atualmente no mercado são o resultado dessa pesquisa.

 

>> PREÇOS DE SALAMANDRAS A PELLETS REDONDAS <<

Os preços das salamandras variam em função de:

tipologia: modelos canalizados (para aquecimento de várias divisões) são mais caros, pois existe essa necessidade de aquecer duas ou mais divisões da sua habitação;

materiais: o preço aumenta conforme os tipos de revestimentos disponíveis (aço, fundição, cerâmica e revestimentos a pedra);

tecnologia: uma combustão otimizada e alto desempenho, um ventilador eficiente e silencioso, componentes eletrónicos avançados que permitem uma gestão/controlo remoto são caraterísticas importantes para os equipamentos, que obviamente aumentam os custos;

As salamandras mais avançadas, modernas e de alta qualidade contam com diversos incentivos fiscais, que lhe permitem poupanças no preço final, dependendo dos casos.

Abaixo, apresentamos alguns exemplos de salamandras a pellets redondas, do nosso parceiro MCZ, que podem ser do seu interesse.

 

>> PEQUENAS SALAMANDRAS A PELLETS REDONDAS <<

A salamandra HERA é um equipamento compacto em termos de tamanho e potência. Tem uma potência nominal de 7 kWs, o que é uma potência adequada para aquecer habitações com bom isolamento térmico ou espaços pequenos.

https://www.chamilar.pt/produtos/450-hera

 

>> SALAMANDRAS A PELLETS EM FUNDIÇÃO <<

A LOOP é um modelo de salamandra com pouco mais de 1 metro de altura e possui uma tampa superior e frente em fundição sólida. As laterais são pintadas em preto ou prata. Pode ser gerida através de smartphone, tanto em casa como no exterior, graças á App dedicada. Possui 8 kWs de potência e pode facilmente aquecer um espaço de, aproximadamente, 70 a 80 metros quadrados. O seu principal destaque é a tampa deslizante, muito prática quando necessita efetuar o carregamento do pellet.

https://www.chamilar.pt/produtos/214-loop-m2

 

>> SALAMANDRAS PARA CANTO <<

Uma forma redonda é ideal para instalar num canto, pois é uma forma de valorizar um espaço da divisão que muitas vezes não é bem aproveitado. A MOOD é um modelo em aço pintado, com uma estética limpa e minimalista, sem grelhas de ventilação visíveis, na frente. Invés disso, o ar quente sai pela grelha situada na tampa superior. Esta salamandra é um dos equipamentos disponíveis canalizáveis que a MCZ tem para si. Para essa canalização do ar quente para outras divisões, é necessário instalar tubagem dentro das paredes e grelhas de ventilação para projeção do ar, e algumas grelhas podem também servir como iluminação.

https://www.chamilar.pt/produtos/235-mood

 

Outro exemplo de uma salamandra canalizável é o modelo FLOW, que traz um toque de requinte e modernidade à divisão. Esta salamandra, de 10 kWs, carateriza-se pelos seus revestimentos laterais cerâmicos lisos (Plain White e Plain Black) ou com linhas de relevo (Line White e Line Bordeaux).  

https://www.chamilar.pt/produtos/236-flow-m2

 

>> SALAMANDRAS REDONDAS EM CERÂMICA <<

A cerâmica é sempre um material muito apelativo visualmente para uma salamandra a pellets, uma vez que, além desse visual agradável, possui excelentes propriedades de propagação do calor. 

Uma dessas salamandras é a CURVE, também disponível agora na versão core (https://www.chamilar.pt/portfolio/tecnologia-core-mcz), possui um revestimento cerâmico (White, Warm Grey, Bordeaux e Black) e uma câmara de combustão maior para criar um movimento natural da chama. Este é um dos modelos que, além dos tipos de instalação tradicionais, se adequa a uma instalação em cantos das divisões.

Mas o seu design limpo esconde tecnologia avançada, permitindo-lhe ter um aquecimento eficiente, completamente programável e gerido remotamente através do seu smartphone.

CURVE M2: https://www.chamilar.pt/produtos/234-curve-m2

CURVE CORE: https://www.chamilar.pt/produtos/794-curve-core

 

Claro que a MCZ tem muitos mais modelos disponíveis para si e certamente que encontrará um que se adequa às suas necessidades.

Recomendamos sempre que essa análise de necessidades seja efetuada por um profissional qualificado. Dessa forma, garante-se que o modelo e tipo de instalação escolhidos não se sejam demasiado fracos ou fortes para as necessidades.

 

Viseu, 19/09/2025

Artigo original: https://www.mcz.it/it/scegli-il-tuo-calore/stufa-a-pellet-rotonda-prezzi-e-modelli